logo

Fone: 51 2500.5010

notícias

A TECNOLOGIA DA OLIGO BASICS ESTÁ NA MERCOAVES
Mercoaves é o principal fornecedor de pintainhas da terceira maior cooperativa do Paraná.

Como A Hora do Ovo publicou em sua edição web no. 104 (disponível no site www.ahoradoovo.com.br), a empresa de genética Mercoaves passou a utilizar o Essential, da Oligo Basics, como aditivo nutricional para suas matrizes da fase de recria até o final da produção. A experiência, em parte, foi motivada pelos bons resultados que a Mercoaves vê há anos no seu maior cliente no Sul do Brasil, a Naturovos (v. reportagem especial de capa na edição 105 de A Hora do Ovo, também disponível no site).

Alan Marcos Durigon, médico veterinário e gerente de produção da Mercoaves, contou em entrevista a A Hora do Ovo, na sede da empresa, em Bom Princípio (RS), em julho, que há cerca de três anos o incubatório parou de utilizar os promotores de crescimento em suas matrizes. "Passamos a utilizar apenas produtos naturais, como os óleos funcionais, probióticos e prebióticos. E há oito meses optamos pelo óleo funcional Essential, da Oligo, associado a ácidos, e estamos bastante satisfeitos."

Durigon diz que "o Essential tem uma abrangência maior, mas adicionamos também gran negativos, parede de leveduras, produtos que ampliam o suporte para imunidades às aves. E estamos muito felizes com os resultados. Apesar do pouco tempo para uma avaliação mais completa, em termos de qualidade intestinal já é notável a diferença. A saúde das aves e a qualidade das fezes melhoraram muito, mesmo com o inverno rigoroso que atravessamos neste ano, em que tivemos que ficar com os aviários fechados", destaca.

Ele aponta que produtos biológicos para o caso de matrizes se encaixam muito bem, pois oferecem ótimo resultado para a qualidade de ovos. "A Mercoaves é totalmente focada na qualidade genética e os produtos naturais de alto nível auxiliam para que as aves transmitam mais saúde à pintainha, nosso produto final. Afinal, é o que o nosso cliente deseja: qualidade da pintainha."

O experiente gerente de produção da Mercoaves - que atuou em cargos estratégicos na JBS e BRF - explica que a responsabilidade do matrizeiro é fundamental na busca por um produto de qualidade. "E como um matrizeiro responsável, buscamos produtos que tragam saúde aos plantéis. Como trabalhamos com integração, ou seja, várias granjas, com vários níveis de manejo, o Essential trouxe mais estabilidade nesse processo. Hoje, em termos de óleos funcionais, só usamos o Essential, e percebemos que, em relação aos óleos que utilizávamos anteriormente, o da Oligo oferece uma estabilidade maior em termos de qualidade intestinal e mais qualidade das fezes, logo, uma condição sanitária mais estável."

Fácil de administrar via ração, o óleo funcional da Oligo Basics é utilizado hoje de forma contínua na estrutura da Mercoaves. "Ele substitui os promotores de crescimento, tem um papel muito importante nos desafios diários das bactérias e dos clostrídios", diz Alan, ressaltando que, até o momento, é bastante evidente que a contribuição do produto da Oligo proporciona uma estabilidade sanitária maior nas matrizes. "As genéticas oferecidas pela Mercoaves são muito eficientes, mas nem tudo é genética. É fundamental termos permanentemente toda uma base de trabalho para mantê-la saudável e continuamos a melhorá-la continuamente. E é o que estamos fazendo", orgulha-se.