logo

Fone: 51 2500.5010

notícias

Cooperados da Lar Cooperativa Agroindustrial alcançam 506 ovos por ave alojada com Bovans White
Mercoaves é o principal fornecedor de pintainhas da terceira maior cooperativa do Paraná.

A tradicional Lar Cooperativa Agroindustrial, a terceira maior do Paraná, é muito especial para a Mercoaves. Não só as linhagens Bovans White e Isa Brown estão entre as principais poedeiras de sua linha de produção de ovos, como também saiu de lá uma excelente notícia. É que a Bovans White cravou a marca de produtividade de 506 ovos por ave alojada na granja do cooperado Laelton Schwaab.

Claudinei Augusto Pazuch, gestor de postura comercial da Lar Cooperativa Agroindustrial (foto acima), confirma que esse número foi surpreendente mesmo para ele, acostumado com a alta produtividade dessa genética: "Trabalhamos com a Bovans White há cinco anos. Já tínhamos visto a marca de 498, 499, 500, 501 ovos, mas 506 ovos nos surpreenderam! É a primeira vez que atingimos essa performance!"

Pazuch é técnico agropecuário com formação superior em Agronegócio e está na cooperativa há 18 anos, acompanhando a postura comercial. Ele conhece bem o produto genético da Mercoaves, principalmente a ave vermelha da marca. A Isa Brown representa hoje cerca de 54% do plantel de poedeiras vermelhas da cooperativa paranaense, empresa agroindustrial que mantém sob rígido controle a biossegurança e a biosseguridade. Seus cooperados também acompanham os novos tempos, respeitando as normas do bem-estar animal, com alojamento de, no mínimo, 450 cm de área por ave alojada.

Segundo Pazuch, "em termos de qualidade de pintainhas, a Mercoaves está entre os melhores incubatórios do país", e a Lar Cooperativa Agroindustrial preza muito a parceria com o incubatório gaúcho, não só pela qualidade inegável das pintainhas, mas também pela pontualidade da entrega, preço e assistência técnica eficiente. "Qualquer dúvida que temos, eles estão sempre prontos a nos atender", aponta, destacando um diferencial: "Se há qualquer perda na hora da entrega, prontamente eles fazem a reposição. Eles entendem do campo, são de alta confiabilidade", elogia.

O gestor de postura comercial da Lar lamenta apenas não ter outro índice zootécnico diferenciado a comemorar com a Isa Brown em 2021; tudo por conta da pandemia: "Tínhamos um lote que apontava para atingirmos os 508 ovos/ ave alojada. Mas, devido ao custo muito elevado da ração nesse período da pandemia, tivemos que descartar antecipadamente. Mesmo assim, fechamos esse lote de 92 semanas com a produtividade de 458 ovos/ave alojada, um excelente resultado", aponta. Não à toa, diz, os cooperados hoje têm preferência pelas duas linhagens da Mercoaves. "Lar e Mercoaves são um casamento perfeito", elogia Pazuch.