logo

Fone: 51 2500.5010

notícias

BRASIL EXPORTARÁ MATERIAL GENÉTICO AVÍCOLA PARA CUBA

Alto grau de excelência sanitária dos plantéis avícolas brasileiros foram decisivos na decisão do governo cubano em aprovar a abertura do mercado ao Brasil.

O Brasil recebeu a autorização do governo cubano para exportar material genético avícola para Cuba. A aprovação foi comunicada pelo Instituto de Medicina Veterinária de Cuba ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e inclui os controles do serviço veterinário brasileiro para a inspeção e certificação dos estabelecimentos produtores de ovos férteis e pintos de um dia. Segundo informa o Ministério da Agricultura, a decisão é resultado da avaliação feita in loco por auditores cubanos em janeiro deste ano.

Com essa aprovação, Cuba agora integra o grupo de cerca de 50 países das Américas, Oriente Médio, África, Europa e Ásia que importam regularmente material genético avícola do Brasil e movimentaram em 2015 um valor aproximado de US$123 milhões.

Segundo Rodrigo Padovani, chefe da Divisão de Trânsito Animal do Departamento de Saúde Animal do Mapa, os auditores de Cuba já habilitaram uma empresa de São Paulo para exportação dos produtos. Outros estabelecimentos interessados em ter acesso àquele mercado devem procurar o ministério, que entrará em contato com o governo cubano para pedir nova auditoria em empresas no Brasil.

Brasil tem excelência sanitária

Na carta de aprovação enviada ao Brasil, as autoridades veterinárias cubanas destacaram o grau de excelência sanitária obtido pelos plantéis avícolas brasileiros. Também elogiaram as condições estruturais do sistema de defesa agropecuário do Brasil.

O governo de Cuba cita, como exemplos, as instalações e equipamentos dos laboratórios usados para efetuar a vigilância de enfermidades avícolas e a capacidade técnica e operacional para execução de medidas para controle e erradicação de doenças, de forma a atender as recomendações da Organização de Saúde Animal (OIE).

Além das questões sanitárias, a abertura do mercado cubano é resultado de investimentos em pesquisa feitos ao longo da última década, que permitiram ao Brasil desenvolver linhagens de alto valor genético atualmente almejadas por países importadores, que necessitam melhorar a produtividade dos seus plantéis.

“A Hora do Ovo, com informações e foto da assessoria de imprensa do Ministério da Agricultura e Abastecimento – MAPA

Fonte: www.ahoradoovo.com.br