logo

Fone: 51 2500.5010

notícias

CHILE REDUZ EMBARGO E EGITO VOLTA A IMPORTAR CARNE DO BRASIL

Chilenos vão manter suspensas as compras de produtos dos frigoríficos investigados na Operação Carne Fraca.

O governo informou, neste sábado (25/3), que Chile e Egito decidiram retomar as importações de carne do Brasil. De acordo com o comunicado, a decisão foi tomada depois de terem recebido as informações técnicas das autoridades brasileiras. Também neste sábado, já tinha sido comunicado a liberação das importações brasileiras por parte da China.

De acordo com o Ministério da Agricultura (Mapa), os chilenos haviam suspenso as importações dos produtos brasileiros até que fossem prestados os esclarecimentos por parte do Brasil. Com a decisão, passam a restringir apenas a mercadoria dos 21 frigoríficos citados nas investigações da Operação Carne Fraca.

Já os egípcios tinham interrompido as compras de mercadoria apenas das empresas citadas nas investigações da Operação Carne Fraca. Conforme o Mapa, o governo do país declarou estar certo de que a carne de frango e bovina brasileira é produzida de acordo com as leis islâmicas.

“As medidas anunciadas pelos governos do Egito e do Chile corroboram a confiança da comunidade internacional no nosso sistema de controle sanitário, que é robusto e reconhecido mundialmente”, diz a nota do governo brasileiro.

No comunicado, assinado em conjunto pelo presidente Michel Temer e o ministro da Agricultura, Blairo Maggi, o governo reafirma sua disposição em transmitir todas as informações necessárias sobre a segurança da produção de carne do Brasil.

Foto: Fabisno Accorsi/Ed. Globo)

Fonte: www.revistagloborural.globo.com